top of page
Foto do escritorAteliê Jequitibá

Daltonismo e design de interiores

O livro “Psicologia das Cores” reserva uma página para falar de uma condição que acomete cerca de 5% da população mundial: o daltonismo.

A grande maioria dos daltônicos são homens e é bem raro uma pessoa não conseguir ver nenhuma cor: a maioria dos daltônicos tem dificuldade apenas com algumas delas, principalmente com o vermelho e o verde.

Há muitas formas das pessoas com daltonismo se orientarem, seja pela luminosidade das cores ou pelo conhecimento prévio de que “o sangue é vermelho” ou que a “grama é verde”, ou o de que a luz verde fica embaixo no semáforo.

Ainda assim, pensando na inclusão e na possibilidade de personalização, devemos adaptar o ambiente também a essas pessoas. Uma forma é o uso do ColorADD, que são símbolos que representam as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e secundárias (laranja, verde e roxo), para auxiliar nas escolhas das cores das paredes ou das peças de decoração.

Usar cores primárias, cores inspiradas na natureza ou combinações de preto e branco são sempre coringas para decoração e funcionam bem para pessoas que tem daltonismo.



#paratodosverem - A imagem tem escrito "dicas do Ateliê" em cima e abaixo há um desenho esquemático de uma parede com azulejos decorados em preto e azul. Apontando para ela há uma seta escrita "grafismos preto e branco e cores primárias". A outra parede do desenho possui um vaso e uma bancada com pia, armário e espelho e está revestida de branco.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page