Todo projeto que busca ser acessível, independente do cliente, deve seguir alguns princípios de acessibilidade para garantir o conforto, segurança e autonomia do usuário.
Uma forma de alcançar esse propósito é usar os Princípios do Design Universal. São sete e vamos aplicar cada um deles em projetos destinados à clientes fictícios diferentes! Vamos lá?
O baixo esforço físico é um dos princípios do desenho universal mais fáceis de se compreender no nosso dia a dia. Ele diz respeito a buscar medidas e configurações que ajudem seu usuário a fazer o mínimo de esforço possível e assim se sentir mais confortável. Um exemplo seria a cama dimensionada para ele se levantar sem fazer muito esforço e a luminária e o interruptor three way próximos à cama.
A NBR 9050 traz algumas medidas de alcance universal, que garantem a compreensão do que é mais confortável para a maioria da população. Mas, em um projeto específico residencial podemos até medir as dimensões do usuário para melhor ergonomia.
Alguma dúvida? Conta para a gente!
#pratodosverem#pracegover– A imagem em estilo de desenho é uma cama com painel de madeira, paredes azuis e uma decoração na parede de escudo e machados vikings. Ao lado da cama há uma mesa com uma cadeira e um painel de madeira. Em cima está escrito “baixo esforço físico”.
Commentaires