Todo projeto que busca ser acessível, independente do cliente, deve seguir alguns princípios de acessibilidade para garantir o conforto, segurança e autonomia do usuário.
Uma forma de alcançar esse propósito é usar os Princípios do Design Universal. São sete e vamos aplicar cada um deles em projetos destinados à clientes fictícios diferentes! Vamos lá?
A informação de fácil percepção é aquela que está redundante e fácil de ler. Isso significa que ela tem que se apresentar em mais de um modo (visual, tátil, sonora...) para abranger mais pessoas (pessoas cegas, surdas, analfabetas...).
Imagina uma plaquinha de banheiro com aquele símbolo de masculino e feminino, escrito em baixo em relevo e em braile o nome e com cores contrastantes... pronto! Qualquer pessoa entende que ali é um banheiro. Percebe?
No nosso projeto essa característica tem que aparecer nos equipamentos, escolhendo os que possam ter sinais sonoros ou relevos especiais, ou que seja possível essa adaptação. Criar símbolos para pessoas que não conhecem a linguagem escrita também pode ajudar a aumentar a abrangência.
#pracegover#pratodosverem – Desenho de uma cozinha com marcenaria azul, revestimentos brancos hexagonais e equipamentos como filtro, batedeira, coifa, fogão, micro-ondas e forno.
Comments