Todo projeto que busca ser acessível, independente do cliente, deve seguir alguns princípios de acessibilidade para garantir o conforto, segurança e autonomia do usuário.
Uma forma de alcançar esse propósito é usar os Princípios do Design Universal. São sete e vamos aplicar cada um deles em projetos destinados à clientes fictícios diferentes! Vamos lá?
A tolerância ao erro (5º princípio do Desenho universal) pressupõe que podemos sofrer pequenos acidentes no dia a dia e que o ambiente deve estar preparado para minimizar os danos provenientes do nosso erro. Sabe quando você bate na quina de um móvel sem querer? Quem nunca, né? Se essa quina for arredondada, o machucado vai ser menor, concorda?
Neste projeto, os alarmes garantem que, se houver um acidente, a pessoa pode chamar socorro fácil. Além disso, as barras e o banco para tomar banho sentado ajudam a evitar escorregões. Os objetos de maior uso ficam na bancada com fácil acesso, já os mais perigosos, ou menos usados, nas gavetas. A iluminação e o contraste do piso com as superfícies verticais também ajudam a aumentar a visibilidade da pessoa idosa.
Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente o que acharam?
#pratodosverem #pracegover – A imagem em estética de desenho mostra um banheiro de inspiração árabe com os elementos descritos no texto. Acima do desenho está escrito “tolerância ao erro” e tem o desenho do personagem Sultão do filme Aladdin.
Comments