top of page
Foto do escritorAteliê Jequitibá

Luz, idosos e pessoas com defiência

A luz é fundamental para enxergarmos o mundo ao redor e auxilia na regulação do ritmo natural do nosso corpo. Em um bom projeto de iluminação, devemos considerar a luz natural e a luz artificial para criar ambientes com luz suficiente, sem causar ofuscamento.

O cuidado deve ser redobrado quando falamos de pessoas idosas ou com baixa visão. Para eles é preciso adequar a quantidade de luz às suas necessidades, garantindo uma quantidade mínima de iluminação (cerca de 150 lux) e evitando materiais muito brilhantes que possam ofuscar ou causar sensibilidade na visão. Por outro lado, muita luz também pode ser prejudicial dependendo do tipo de deficiência e, por isso, é importante estudar caso por caso.

Para os idosos, sabe-se que, em geral, com o passar dos anos a sensibilidade à luz diminui e a sensibilidade ao ofuscamento aumenta, gerando a conhecida “vista cansada” e reduzindo a visão noturna. É normal essa perda da capacidade visual com passar dos anos, mas algumas doenças podem agravar ainda mais situação.

Por isso, devemos ficar mais atentos para evitar acidentes causados pela falta de iluminação. Um precaução necessária, por exemplo, é manter sempre próximo da cama o acendimento de uma luz para caso o idoso precise de se levantar no período noturno, evitando assim quedas.

Também temos que lembrar que a quantidade, o posicionamento, a cor e a intensidade da luz podem causar efeitos diversos na percepção do ambiente, no conforto do usuário, na estética do lugar e inclusive no ritmo de sono. A interação da luz e com as cores e objetos do ambiente também interfere nos efeitos que elas geram.

Por isso, é importante, ao pensar um projeto, levar em conta as atividades, a idade, o gosto e as condições físicas da pessoa. Também temos que combinar a luz natural (na imagem representada pela janela) com as luzes de artificias. Essas ultimas podem ser classificadas como: iluminação geral, ou seja, aquela que ilumina o ambiente como um todo; decorativa, para ressaltar um revestimento ou objeto especial; ou de trabalho, para iluminar áreas onde ocorrem atividades específicas.

Cada projeto é único e precisa equilibrar todas esses conhecimentos!

#Paratodosverem- Na imagem há uma seta apontando para a janela escrito “luz natural”, um quadro próximo à luminária de mesa escrito “luz de trabalho” e outro quadro onde está escrito “luz decorativa” próximo das luzes no teto usadas para destacar o revestimento da parede.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page