Fizemos uma enquete no nosso Instagram e vocês pediram para falar um pouco sobre mobiliários acessíveis! Então, vamos nós! 😉
Para um mobiliário ser acessível, ele tem que garantir “áreas de alcance” e “áreas de aproximação”. O que significa que qualquer pessoa, incluindo as com restrição de mobilidade ou deficiências físicas e sensoriais, tem que alcançar e poder se aproximar do objeto. Isso faz parte do Desenho Universal!
Exemplo disso são as superfícies de trabalho ou os balcões de atendimento que devem ter altura correta e um espaço embaixo da superfície para a cadeira de rodas poder “entrar”. Além disso, no entorno do mobiliário, as larguras de circulação e giro devem ser respeitadas.
Lembramos também que essas áreas de alcance e de aproximação não são apenas para cadeiras de rodas, mas levam em conta todos os tipos de necessidades. As adaptações para promover o uso universal ou para se adequar a uma necessidade específica pode ser feitas de diversas formas: com projetos com alturas especiais ou aramados criativos, com elementos mecânicos, ou especialmente projetados para inclusão.
Pensar em móveis acessíveis, principalmente em locais de circulação coletiva, é muito importante para o conforto e a autonomia de todos. Por isso, as normas de acessibilidade dão dimensões e exemplificam diversos casos, permitindo projetos adequados.
No nosso Pinterest tem uma pasta cheia de ideias de mobiliários e muito mais informação sobre acessibilidade! Confere lá!!!
#pracegover#pratodosverem – A primeira imagem mostra uma mesa com duas mulheres sentadas e uma delas está em cadeira de rodas. Há textos escritos: “Módulo de referência e espaços adjacentes para giro de 180º”; “área de aproximação frontal” e “altura correta do mobiliário”. Abaixo, há algumas imagens da norma técnica e, em cima, está escrito em letras grandes “área de aproximação e área de alcance”. As imagens seguintes são montagens com exemplos de mobiliários acessíveis: um balcão de atendimento, um guarda roupa com um vara para puxar e abaixar, um degrau de puxar embaixo de uma pia, um aramado de cozinha para armários de canto, um microondas baixo com uma gaveta que funciona como tábua de apoio, um dispositivo mecânico que abaixa as prateleiras de uma cozinha, um brinquedo de parquinho acessível para crianças em cadeiras de rodas e um bebedouro em duas alturas.
Comments