Os ambientes permeáveis são aqueles que favorecem a circulação e aumentam a relação do interior com o exterior. Essa qualidade pode ocorrer tanto nas ruas, com calçadas que favoreçam o deslocamento de todas a pessoas, como nos ambientes internos com a supressão de barreiras físicas ou psicológicas.
Sabe quando você evita passar por um lugar por sentir medo ou se sentir desconvidado? Isso é uma barreira psicológica, e muitas vezes elas podem ser tão limitantes quanto as barreiras físicas. Entender essas barreiras é fundamental para acessibilidade, pois ambientes realmente permeáveis tem que suprimir barreiras para TODAS as pessoas.
Melhorar a relação das construções com o espaço exterior também pode contribuir para essa fluidez e para o acesso a todos os ambientes. Lembra como é mais legal passear em ruas onde temos várias lojinhas, galerias, edifícios públicos e praças em que podemos entrar e circular livremente? E se todo mundo pudesse ter acesso a ruas de qualidade assim? É um ponto a se pensar!
Dentro das casas, evitar barreiras físicas ou lugares com pouca manutenção pode ajudar a aumentar a liberdade de circulação das pessoas pela casa. Tecnologias que ajudem a superar as barreiras criadas por degraus e desníveis também podem aumentar a fluidez.
#pratodosverem#pracegover– A arte tem uma imagem de uma sala com um sofá preto e uma parede marrom e uma janela. Embaixo está escrito: Ambientes permeáveis são aqueles que facilitam a circulação. Em uma seta apontada para a janela está escrito “também se refere à relação entre os ambientes internos e externos.
REFERENCIA - BENTLY, Ian et al. Responsive environments: A manual for designers. Londres: Architectural Press, 1985
Comments