Esse banheiro foi adaptado ao máximo a uma nova realidade do cliente que está momentaneamente em cadeira de rodas. Muitas vezes, acreditamos que reformas estão fora da nossa realidade, mas pensar no futuro ou se adequar a novas necessidades pode acontecer com todos.
O primeiro passo foi a troca dos revestimentos que estavam soltando e trazer cores mais suaves para dar amplitude. Também retiramos o box para melhorar o acesso ao chuveiro. A janela foi ampliada para arejar mais o banheiro. A marcenaria embaixo da bancada foi retirada para melhor acesso da cadeira de rodas enquanto ela for necessária. Também foi feita uma divisória ao lado da pia para caso precise futuramente de se instalar um box. Por fim, colocamos as barras deixando tudo mais acessível e seguro.
Inclusão não é só permitir o acesso físico, mas se adequar à realidade do lugar e do cliente suprimindo também as barreiras psicológicas que dificultam o uso ou trazem desconforto. Além disso, pequenos detalhes podem fazer diferença e trazer mais personalidade e humanizar o ambiente. Neste projeto, por exemplo, optamos por um azulejo decorado para trazer um toque especial para o banheiro.
#paratodosverem – A primeira imagem mostra um banheiro com uma banheira, pia, chuveiro sem box e com barras de segurança e um vaso. Na parede lateral da banheira há um revestimento de triângulos azul e cinza.
A imagem seguinte apresentam uma planta baixa do mesmo banheiro e acima está escrito escrito "projeto: banheiro adaptado". Na planta á textos que dão dicas sobre o banheiro acessível como: "deixar um espaço livre embaixo da pia", "ter queda correta para o ralo" e "ter o vão livre da porta de no mínimo 80 centímetros".
Comments