Muitas vezes usamos termos em inglês ou técnicos que muitas pessoas não sabem o que significam. Sempre buscamos utilizar a comunicação mais clara possível, mas muitos termos estrangeiros estão muito arraigados ou não tem uma boa palavra para substituí-los. Por isso é inevitável o uso de alguns deles.
Pensando nisso, o Ateliê Jequitibá resolveu dar uma forcinha na comunicação explicando para vocês o que significa cada termo. Para começar escolhemos três palavras estrangeiras que usamos muito em projetos de arquitetura de interiores: Moodboard, Layout e Briefing.
O Moodboard, ou "quadros de humor", é uma ferramenta que reúne referências de formas, cores, materiais e objetos que demonstram a essência de um projeto. Usamos para apresentar para o cliente a ideia principal do nosso projeto.
O Layout, ou ambientação, é a disposição dos móveis e acessórios em um ambiente. Apresentamos ao cliente nas fases de estudos do projeto e na fase final e em forma de Planta Baixa. Ele serve pra você saber o que cabe em cada cômodo e como organizá-lo. Muitas vezes vem com medidas e especificações de materiais ou de mobiliários.
O Briefing é o registro dos dados necessários para o processo de criação e projeto. Todo projeto nasce a partir dessa conversa inicial. O arquiteto, sempre antes de projetar, vai te direcionar em uma conversa para que você deixe claro o que precisa e o que gosta, assim o projeto sempre terá sua cara!
Comments