Todo projeto que busca ser acessível, independente do cliente, deve seguir alguns princípios de acessibilidade para garantir o conforto, segurança e autonomia do usuário.
Uma forma de alcançar esse propósito é usar os Princípios do Design Universal. São sete e vamos aplicar cada um deles em projetos destinados à clientes fictícios diferentes! Vamos lá?
O uso simples e intuitivo pressupõe que o ambiente seja lido de forma fácil por qualquer um que entre nele, mesmo sem conhecer o lugar. Isso é muito importante em ambientes comerciais, onde você precisa saber rapidamente onde está o produto que você quer, onde é o local de pagar ou de pedir ajuda.
Nesse projeto, a organização de “lugar de dormir” e “lugar de brincar” ajuda na leitura simples e intuitiva do espaço. Manter os objetos sempre nas mesmas prateleiras e nichos também facilita o uso do espaço.
O uso intuitivo é muito importante no desenho universal para criar ambientes inclusivos, pois permite que qualquer pessoa, em qualquer idade, compreenda o espaço e possa utilizá-lo de maneira adequada e independente.
#pracegover #pratodosverem – A arte mostra o mesmo quarto do post anterior, só que em forma de desenho. Aparecem no desenho os nichos de organização, a mesa de estudo e a mesa de cabeceira e o quadro de avisos. Acima está escrito “uso simples e intuitivo”.
Comentários