O banheiro é o local mais falado quando se pensa em acessibilidade e inclusão. Não é para menos, pois muitos riscos podem estar escondidos no banheiro, principalmente para a população idosa.
Com inspiração no mundo árabe e com as adaptações à cultura brasileira, o projeto desse banheiro alia o conforto e a segurança com um design totalmente inspirado na vida do cliente, o Sultão de Agrabah (o pai da Jasmim, do filme Aladdin).
Nosso cliente é idoso, obeso, de baixa estatura e muito preocupado com seu futuro, pois quer brincar bastante com seus netinhos. Por isso, o banheiro foi todo pensado na segurança atual e futura do nosso cliente. Agora ele não precisa de usar cadeira de rodas, por exemplo, mas futuramente talvez sim, então já deixamos espaços reservados para circulação e barras para transferência.
O piso antiderrapante lembra os mosaicos árabes, assim como toda a decoração escolhida. E não podia faltar uma banheira para relaxar um pouco, afinal ele é um sultão! Mas a banheira vai ter barras e banco de transferência para garantir o acesso. E o chuveiro do lado de fora para atender a NBR 9050.
A iluminação é pensada para atender as normas de acessibilidade e os espaços amplos auxiliam na circulação e conforto. O vaso e a pia estão nas alturas corretas e há botões de emergência para evitar qualquer susto!
#paratodosverem #paracegover – São três imagens de um banheiro com revestimento decorado azul da até meia parede, metais e barras douradas, piso em mosaico de bege e azul, banheira e bancada da pia em mármore travertino, pia de sobrepor em mosaico, espelho com formato que remete às janelas árabes, pendentes de vidro também no estilo árabe e janela com fechamento em muxarabis. Há plantas, potes e toalhas humanizando as cenas. A primeira imagem mostra a pia e o chuveiro. A segunda a banheira e a terceira o vaso sanitário e a porta.
A última imagem é uma planta baixa de um banheiro com indicações escrito: “banheira separada do chuveiro” “barras de apoio e banco para tomar banho sentado” “pia de sobrepor em mosaico com área de aproximação” e “raios de giro e espaço para transferência”
Comments