Nossa cliente de hoje é a Dorinha, a personagem do Mauricio de Sousa que homenageia a Dorina Nowill, uma ativista na luta pelo direito das pessoas com deficiência visual. Dorinha sabe tudo de moda e está sempre acompanhada do seu cão guia, um labrador chamado Radar.
A gente sabe que a Dorinha é uma criança, mas junto com a mamãe Isadora ela pode ir se aventurando na culinária. Principalmente porque, não precisa ser “master chef” para saber que não se pode confiar só no olho para cozinhar, pois temos que ficar atentos aos sons e cheiros e, de vez em quando, testar a maciez e o sabor. Pensando assim, muitas coisas na cozinha já estão adaptadas às pessoas com deficiência visual.
Atendendo a toda a família, deixamos essa cozinha bem espaçosa para evitar barreiras indesejadas e para o Radar poder circular livremente sem derrubar nada! Optamos por um fogão de indução, que ajuda a evitar queimaduras e projetamos vários armários para que tudo fique bastante organizado para facilitar a vida da Dorinha e de sua família. O piso também é antiderrapante, para evitar acidentes por ser uma área molhada.
É importante, nesse caso, procurar equipamentos que emitam sons ou que tenham botões que facilitem o tato. Colocar etiquetas em braille (para quem lê braille, claro!), ou adaptações táteis, é uma forma de contornar a falta de acessibilidade do design de alguns equipamentos.
Manter uma cozinha organizada e com alturas de alcance adequadas e os equipamentos mais usados em alturas acessíveis (como o filtro, por exemplo) ajuda em todos os casos. Espaços de circulação que levam em conta as aberturas das portas ou a possibilidade de muitas pessoas cozinharem juntas ajudam a aumentar o conforto.
As cores mais neutras e o azul escuro junto com os revestimentos e mobiliários modernos e o balcão em cimento queimado nos lembram que a Dorinha ama moda e novas tendências! E deixam a cozinha um charme!
Para pessoas de baixa visão, pensar no contraste das cores é uma forma de aumentar a autonomia e conforto.
#pracegover #pratodosverem São duas imagens 3D da mesma cozinha e uma planta baixa. Na primeira imagem, aparece uma mesa de madeira com seis cadeiras brancas em primeiro plano e três pendentes pequenos brancos. A parede de trás é cinza e tem uma janela com cortina rolô. Atrás, aparece a cozinha, detalhada na segunda imagem. A cozinha tem bancada em L e uma ilha central. A geladeira e a coifa são cromadas e o forno e o microondas estão em uma torre de marcenaria. A pia tem uma torneira gourmet. A marcenaria embaixo da pia e na torre é azul escuro e, na ilha, em madeira. O revestimento hexagonal é branco. Tem uma batedeira vermelha em cima da bancada e duas prateleiras de madeira com potes e uma planta pendente. Atrás da pia tem uma janela grande e em cima do fogão um aramado com talheres e temperos. Planta baixa de uma cozinha integrada. Há uma mesa de madeira de seis lugares e uma bancada em L, onde estão dispostos na lateral direita geladeira, pia e filtro e, em cima, o fogão e a torre de forno e microondas. Acima, tem a imagem da personagem e está escrito “cozinha da Dorinha”. Para quem não conhece, a personagem usa óculos escuros, blusa rosa, saia jeans e sapatos rosa. Ela é loira e está usando bengala.
Comments