top of page
Foto do escritorAteliê Jequitibá

Espaços público e coletivos: o acesso é para todos?

Você sabe a diferença entre espaço públicos e coletivos?

Espaços públicos são aqueles que têm acesso irrestrito para todas as pessoas. Estes têm obrigação de ser acessíveis para democratizar o acesso e garantir o direito de ir e vir. Podem ser espaços livres, como as praças ou ruas, ou construídos, como prédios institucionais públicos. Mas, se são de todos, devem permitir que todas as pessoas circulem livremente!

Espaços coletivos são aqueles de domínio privado, mas que são usados por várias pessoas. Esses locais, mesmo contendo algumas regras que restringem seu uso, devem estar prontos para se adequar às necessidades de todas as pessoas. Assim, permite-se um maior número de usuários naquele espaço.


Os dois espaços compõe a cidade, e para essa ser realmente acessível ambos tem que permitir a fluidez e o conforto de todas as pessoas. Não adianta ter uma calçada linda, com vitrines incríveis se eu não puder entrar nos centros comerciais para comparar, certo?


Além disso, não basta permitir o acesso físico, mas temos que evitar também as barreiras de atitude. Permite-se, assim, que todas pessoas, com deficiência ou não, possam se sentir acolhidas.


E ai? sua cidade é acessível?

Arte com exemplos de espaços públicos
Espaços públicos - o que sao?
Arte com exemplos de espaços coletivos
Espaços coletivos, o que são?

#pracegover #pratodosverem - São duas artes similares. A primeira tem escrito “epaços públicos” e, embaixo, ícones que representam “praças”, “calçadas”, “parques”, “praias”, “espaços de lazer e áreas verdes”. A segunda tem escrito “espaços coletivos” e, embaixo, ícones que representam “hotéis e pousadas”, “museus e epaços artísticos”, “bares e restaurantes”, “condomínios residenciais”, “shoppings e centros comerciais” e “edifícios comerciais”.

489 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page